NOTÍCIAS

Advogados em Tóquio denunciam Testemunhas de Jeová por rejeitarem transplante de sangue

Advogados relatam que Testemunhas de Jeová continuam negando transfusões sanguíneas para crianças mesmo após mudanças na lei.

Advogados denunciaram ao governo na segunda (27) que o grupo religioso “Testemunhas de Jeová” continua instruindo seus seguidores a não permitir que crianças recebam transfusões de sangue, violando as diretrizes do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar sobre crianças e prevenção de abusos. “Este é um assunto sério que ameaça a vida de crianças”, disseram os advogados.

As diretrizes do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar foram formuladas em dezembro de 2022 em resposta aos problemas envolvendo a Federação da Família para a Paz Mundial e Unificação (anteriormente a Igreja da Unificação), após o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe por um seguidor. O objetivo é prevenir o abuso infantil de pais religiosos e as diretrizes afirmam claramente que negar cuidados médicos necessários, incluindo transfusões de sangue, constitui abuso infantil.

De acordo com Kotaro Tanaka, membro da Associação de Advogados de Tóquio, as Testemunhas de Jeová instruíram seus seguidores a recusar transfusões de sangue para crianças mesmo após as mudanças na constituição. Os membros desta igreja dão a seus filhos um “cartão de identificação” afirmando que desejam “tratamento sem sangue” por motivos religiosos e informam os médicos em caso de emergência.

Botão Voltar ao topo